Você sabe como seu filho se comporta dentro da escola?

Em Dicas aos pais

Tão importante como saber as notas do seu filho no boletim escolar, é saber como está sendo o comportamento dele dentro da escola. Você sabe dizer se na sala de aula seu filho é tímido ou participativo, é calmo ou agitado, tem bastante amigos ou fica mais isolado? São características muito importantes para o desenvolvimento das crianças e que precisam ser acompanhadas de perto.

É muito pouco provável que um aluno que se comporta mal na escola, tenha um bom comportamento em casa, junto dos pais. Normalmente, a forma como a criança age na escola é só uma extensão de como ela é em casa e do ambiente onde ela vive.

Claro que existem diferenças, afinal, na escola são outras pessoas, outro ambiente, outras regras. Mas o traço essencial do comportamento da criança é o mesmo nos dois ambientes. Se o seu filho é agitado em casa, ele também será na escola.

Por isso, nas reuniões avaliativas com os professores, é muito importante ter um feedback de como é o comportamento da criança na sala de aula. Isso serve para pensar se esse é o comportamento esperado e, se não for, procurar entender porque a criança está agindo daquela maneira.

shutterstock_1146209870

O comportamento das crianças na escolinha, trás muito do meio familiar em que a criança está inserida. Por exemplo, se o professor relata aos pais que a criança está com dificuldade de cuidar de seus próprios materiais na escola, cabe aos pais refletirem sobre como a criança cuida dos brinquedos em casa. Ela mantém tudo arrumado? Os pais incentivam a criança a guarda tudo depois de brincar? São atitudes simples, mas que têm reflexo em todos os aspectos da vida da criança.

É sempre bom lembrar também que criança se educa pelo exemplo. De nada adianta dizer que ela não deve comer tanto doce se os pais também exageram na dose.

O recado que queremos deixar hoje é para que os pais estejam mais atentos ao comportamento dos filhos em casa. Podem ter a certeza de que os problemas de comportamento na escola, na grande maioria dos casos tem a ver com a maneira como eles se comportam em casa.

Maturação Auditiva - Escola 123