Proposta Pedagógica

O que é uma proposta pedagógica?

A proposta pedagógica de uma escola é o documento que define sua identidade e determina como ela irá se relacionar com todos os participantes da comunidade escolar: alunos, professores, educadores e pais.

Além disso, a proposta pedagógica da escola está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, e tem o objetivo de garantir a autonomia das instituições de ensino no que se refere à gestão de suas questões pedagógicas, administrativas e financeiras.

Na prática, se trata de um documento que define a linha orientadora de todas as ações da escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão.

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Qual é a proposta pedagógica da Escola 123?

A proposta pedagógica da Escola 123 está baseada no Referencial Curricular de Educação Infantil com projetos de ensino idealizados nos jogos, brincadeiras, arte, música e movimento.

É a partir desse projetos que conduzimos nossas diretrizes e todas as ações tomadas na escola. Acreditamos que a capacidade e o interesse das crianças de aprender, descobrir e ampliar seus conhecimentos são incontáveis, multidimensionais e construídos com base nas trocas estabelecidas com o meio e nas interações com adultos e crianças.

A importância do brincar

Por isso, o eixo norteador de nossa proposta pedagógica é o brincar, entendido como uma ação privilegiada de desenvolvimento humano, principalmente na infância.

A brincadeira é, por excelência, um meio para a elaboração e reelaboração de conhecimento pela crianças; é um processo essencial para aprender acerca do seu entorno. Brincar é uma forma de ação cognitiva (do pensamento), que por meio das ações, dos sentimentos e das trocas comunicativas, a criança abstrai, interpreta e entende a realidade.

A brincadeira também faz com que a criança possa comprovar e reter de modo efetivo os conhecimentos que ela adquiriu. Para que a criança aprenda, nossos professores orientam a exploração do ambiente, oferecem apoio nas tarefas; comemoram as conquistas, mesmo que pareçam pequenas; procuram entender o modo como as crianças veem e percebem os acontecimento do mundo ao redor.