Musicalização na Educação Infantil

 Em Dicas aos pais

Na primeira infância, a criança ainda está fazendo muitas descobertas e realizando associações que vão acompanhar ela por toda a vida. Nesta idade, está atenta a tudo e percebe diversas coisas que nós, adultos, não conseguimos mais perceber: o canto de um passarinho no meio do barulho da cidade, o som que um objeto faz quando cai na água e até o barulho engraçado de um molho de chaves. Ela percebe a musicalização na vida cotidiana.

Dessa maneira, a musicalização durante a educação infantil é muito importante para estimular esse processo de descoberta dos sons, que já é natural das crianças, além de desenvolver outros aspectos como a criatividade, a coordenação motora, o raciocínio lógico (causa e efeito), bem como o senso estético.

Porém, é importante fazermos uma distinção: musicalização é uma coisa e aula de música é outra coisa. Na musicalização não existe a pretensão de que criança desenvolva a técnica de como utilizar um instrumento musical ou entender o que são partituras, isso cabe as aulas de música. Na musicalização a criança será estimulada a desenvolver um vínculo afetivo com a música.

De forma geral, a musicalização vai contribuir para a socialização, a capacidade de se expressar, a coordenação motora, a percepção sonora e espacial, a estética e, acima de tudo, a criatividade.

Musicalização na Educação Infantil

Por todos esses motivos, a Escola 123 oferece a todos os alunos da educação infantil, aulas de musicalização. É um momento especial para as crianças em que elas têm a oportunidade de se expressarem livremente e interagirem com os instrumentos da maneira que desejarem. As aulas são conduzidas por um professor com formação musical que pode apresentar aos alunos todas as possibilidades musicais de cada instrumento e como eles podem interagir entre si.

E essa interação entre o som dos instrumentos também provoca a interação entre as crianças, uma bate no tambor e a outra responde agitando o chocalho. A musicalização tem o objetivo de integrar a criança com seus pares. Quando o aluno canta, desenvolve papéis de interpretação da música junto a sua turma, ela sente-se integrada e percebe que seus atos têm interferência direta em todo o grupo.

Quer saber mais sobre a proposta de musicalização da Escola 123? Então entre em contato conosco.

Posts recentes

Deixe um comentário