Maturação Auditiva

 Em Dicas aos pais

Maturação Auditiva: Qual é a idade que ela está totalmente desenvolvida?

É dentro da barriga da mãe que o bebê vai desenvolver praticamente todas as partes do seu corpo, até estar pronto para sair de lá e receber as boas-vindas do mundo.

Já parou para pensar que nesse processo de desenvolvimento do bebê, existe um estágio em que ele não escuta absolutamente nada? E por uma razão muito simples, seu sistema auditivo não está formado. Mas então, a partir de qual idade o bebê já começa a escutar? Três semanas de gestação? Trinta semanas de gestação? Você faz ideia a partir de quando começa a maturação auditiva e é possível conversar e ser escutada pelo bebê que está dentro da barriga?

educacao infantil 9

Os cientistas descobriram que é com 20 semanas de gestação que o bebê começa a ouvir sons. Com esse tempo, o sistema auditivo já iniciou a formação e tem capacidade de identificar sons graves (entonação, duração, ritmo, freqüência), assim como ouvir a voz materna. Entretanto, a maturação auditiva completa só vai se dar quando o bebê completar 18 meses (um ano e meio).

Aliás, a gente costuma pensar que dentro da barriga é uma tranquilidade. Não é bem assim. Lá dentro o bebê vai ouvir as batidas do coração, o fluxo sanguíneo, os barulhos no estômago e no intestino, é como se ele tivesse numa rua barulhenta. Ou seja, desde os quatro meses de gestação ele já começa a receber muitos estímulos auditivos.

É durante o processo que maturação auditiva (já fora da barriga) que o bebê vai descobrindo o mundo sonoro a sua volta. Identifica o barulho da chave da porta quando alguém vai entrar, escuta com atenção o telefone que toca e chacoalha os brinquedos para que eles façam barulho. Por isso, quanto mais você conversar, cantar, contar histórias, pôr músicas etc., mais você estará contribuindo para o desenvolvimento do seu pequeno, permitindo a aquisição da linguagem e a inclusão social.

Na Escola 123, nós consideramos essa fase das crianças e realizamos atividades para que elas desenvolvam a maturação auditiva. Não apenas a escuta mecânica, mas a escuta com atenção, a escuta curiosa que busca entender o mundo ao redor através de importante sentido, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos valores.

Maturação Auditiva - Escola 123

Posts recentes

Deixe um comentário