Importância da estimulação cerebral na fase da educação infantil

 Em Dicas aos pais

Os seis primeiros anos de vida de uma criança, idade em que ela estará na Educação Infantil, são muito importantes para a formação cognitiva. Mas você sabe qual é a Importância da estimulação cerebral nessa fase da Educação Infantil? Isso irá refletir completamente no seu desenvolvimento global porque, logo que nasce, o cérebro do bebê possui 100 bilhões de neurônios, o mesmo número que se observa na fase adulta (e que declina com o envelhecimento). Ou seja, esse aspecto já está integralmente desenvolvido no bebê.

Todos esses neurônios irão criar trilhões sinapses, que serão responsáveis pela capacidade que toda criança tem de aprender, se desenvolver e se adaptar. E por falar em se adaptar, nessa idade os pequenos têm muita plasticidade cerebral, isso significa que eles estão pouco condicionados e têm muito mais capacidade de adaptação que um adulto – aprender um idioma, ter uma nova rotina ou mudar de país, por exemplo.

Basicamente, os estímulos que a criança que está na Educação Infantil receberá serão parte constituinte de sua personalidade e de todos os aspectos do adulto que ela irá se tornar. É justamente por isso que a estimulação cerebral na Educação Infantil é tão importante.

Na Escola 123, temos um planejamento educacional que prevê a estimulação de todos os sentidos dos alunos para que ele possa se desenvolver cognitivamente de maneira plena e saudável. Respeitamos cada idade e temos atividades específicas para cada fase do desenvolvimento.

criancas-lendo

Essas atividades têm diversos objetivos e que são bastante específicos, veja alguns exemplo:

  • Aquisição de consciência corporal (a criança entender que possui um corpo);
  • Estimulação dos sentidos com objetos coloridos, que emitem som e com texturas diferentes;
  • Desenvolvimento da escuta e da fala;
  • Enriquecimento da imaginação através de brincadeiras de faz-de-conta e livros;
  • Atividades de raciocínio lógico;
  • Exploração dos ambientes;
  • Introdução ao social, no convívio com outras crianças e com os educadores.

A escolha de uma boa escola, que realize de maneira planejada, à estimulação cerebral do seu filho é fundamental para o desenvolvimento posterior, em outras idades. Na Escola 123, sabemos da importância da estimulação cerebral, e  tratamos esse assunto com toda a atenção que ele merece. Agende uma visita, venha conhecer nossa estrutura e converse com nossos educadores para entender melhor tudo o que podemos fazer pelo desenvolvimento do seu filho.

Importância da Estimulação Cerebral - Escola 123

Posts recentes

Deixe um comentário