Importância da Educação Infantil

 Em Dicas aos pais

Muitas mamães e papais têm dúvida sobre qual idade matricular seus filhos na escola. E qual é a importância da Educação Infantil no desenvolvimento dos filhos. Essas dúvidas são muito naturais porque, até bem pouco tempo atrás, as crianças só eram mandadas para a escola com cinco ou seis anos de idade, não é verdade?

Acontece que os tempos mudaram e hoje os pequenos estão indo para a escola mais cedo. A educação infantil passou a ser uma etapa muito importante para as crianças. Mas afinal, o que é educação infantil?

O que é educação infantil?

Educação infantil é a primeira fase da educação básica oferecida por creches e pré-escolas que são espaços institucionais não domésticos (públicos ou privados) que educam crianças de 0 a 5 anos de idade em período parcial ou integral e devem ser reguladas por órgãos do sistema de ensino.

Blog Escola 123

Por que matricular meu filho na educação infantil?

Na hora pensar sobre a possibilidade de matricular o filho (tão pequenininho) na escola, muitas mamães podem se sentir culpadas por não se dedicar integralmente a criança. Gostariam de ficar o tempo todo com o filho e chegam a pensar “eu não coloquei no mundo para dar para os outros cuidarem”.

Acontece que a educação infantil é uma etapa importante para o desenvolvimento da criança. Matricular uma criança cedo na escola não é descaso ou falta de cuidado. Pelo contrário, é um benefício que os pais podem oferecer a ela. E sabe por que?

Porque a estimulação precoce das crianças contribui bastante para o seu aprendizado futuro. Além disso, ajuda a desenvolver suas capacidades motoras, afetivas e de relações sociais. O contato das crianças com os educadores faz essas relações se tornarem aprendizado.

Autonomia da criança

Outro ponto muito importante é o desenvolvimento da autonomia. Interagindo com seus semelhantes e com as “tias”, ela vai aprendendo, desde cedo, a resolver pequenas situações (dividir um brinquedo, por exemplo) e torna-se uma criança muito mais esperta e preparada para os próximos desafios.

É importante lembrar que com a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), foi elaborada pelo MEC as referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares Nacionais.

Por isso, pode ficar tranquila que seu filho estará dentro de um plano nacional de ensino muito bem elaborado para que ele possa se desenvolver de maneira saudável, tanto no aspecto cognitivo como motor.

http://www.escola123.com.br/wp-content/uploads/educacao-infantil-2.jpg

Viu a importância da educação infantil e ficou interessada? Quer saber mais? Entre em contato com a Escola 123 que oferece educação infantil de qualidade e agende uma visita.

Importância da Educação Infantil - Escola 123

Posts recentes

Deixe um comentário