Importância da Afetividade e Socialização na Aprendizagem

 Em Dicas aos pais

Ter todos os livros, materiais escolares e estudar em uma escola com ótima infraestrutura não são as únicas coisas que importam para o processo de aprendizagem de uma criança. Existem outros fatores que contam muito para que o aluno tenha condições de aprender. O que vamos ver hoje, é a importância da afetividade e socialização como fatores na aprendizagem das crianças. Ambos dependem muito da contribuição dos pais e professores.

Enquanto está na escola, a criança precisa estar confiante, sentir-se respeitada pelos seus colegas e educadores e completamente integrada ao ambiente escolar. Mas como podemos contribuir para criar esse espaço acolhedor para as crianças?

Na proposta pedagógica da Escola 123, a afetividade e a socialização são levados muito a sério. Nós aconselhamos e incentivamos os educadores a realizarem atividades em grupo para que os alunos tenham todas as possibilidades de trocarem experiência e desenvolverem um vínculo entre si. Além disso, os educadores expressam toda sua afetividade para que os alunos sintam-se acolhidos e mais confiantes.

Participação dos pais na tarefa de casa

A tarefa de casa tem dois objetivos principais: possibilitar que o aluno possa rever os conteúdos que foram trabalhados em sala de aula, mas também que os pais participem ativamente da vida escolar do seu filho. Durante as tarefas de casa, o afeto, o cuidado, o carinho e a preocupação devem ficar evidentes. Se a criança sente que os pais estão próximos para ajudar a superar qualquer desafio, o aluno aprende melhor.

Atividades em equipe

Nas Escola 123, as crianças estão sempre realizando atividades em equipe. Nesse caso, a socialização ajuda as crianças e enxergarem novos pontos de vista, compreender a pluralidade dos comportamentos dos colegas e são desafiadas a resolver sozinhas as questões que surgem no grupo.

Reconhecimento de pais e professores

Para as crianças, o percurso escolar é muito desafiador e pode trazer certas inseguranças no caminho. Um conteúdo que ela não entenda completamente, uma atividade que ela não consiga desenvolver podem ser muito angustiantes. Por isso, é muito importante que tanto os pais como os professores reconheçam sempre suas conquistas, mostrando que elas estão no caminho certo e encorajando a aprender coisas novas.

Importância da Afetividade e Socialização na Aprendizagem

Viu só como a importância da afetividade e socialização, e como elas devem estar sempre presentes na vida dos alunos. Na Escola 123 você pode ter a certeza que esses aspectos serão sempre trabalhados e incentivados.

Posts recentes

Deixe um comentário