Finais de Semana Com a Família: sua Importância

 Em Dicas aos pais

Finais de Semana Com a Família

Vamos chover um pouco no molhado. O mundo anda cada vez mais veloz, o trabalho vem exigindo mais dedicação e falta tempo (e como falta) para dar conta de diversas coisas que gostaríamos de fazer. Para quem tem filho a situação fica ainda mais complicada. São muitas atividades que precisam ser realizadas: fazer comida, levar para escola, cuidar quando fica doente, dar banho etc. etc. etc.).

educacao infantil 2

E além de tudo, as crianças têm uma demanda enorme pela atenção e participação dos pais. E, apesar de todas as dificuldades da rotina, do cansaço e da falta de tempo, essa demanda não pode ser deixada de lado.

Por isso, os finais de semana com a família precisam se tornar um momento especial para os filhos. É quando todos estão liberados do trabalho e da escola e têm a oportunidade de ficarem juntos. Envolver os pais em suas brincadeiras, fazer perguntas, conversar, interagir são coisas que a criança faz o tempo todo. Afinal, eles são sua maior referência. E no final de semana, há mais tempo para isso.

Entretanto, é preciso ficar atento para não cair em algumas armadilhas que podem atrapalhar o final de semana em família.

Passar muito tempo na frente da TV

Trabalhar a semana inteira e ainda ter que cuidar do filho é exaustivo e tem hora que um sofá e uma televisão é tudo o que a gente quer. Só é preciso cuidar para que esse tempinho na vendo TV não se torne um tempão, ainda mais em tempos “on demand”.

Smartphone toda hora

Assim como o filho, o celular também está sempre nos demandando coisas. Um e-mail que chega, um comentário na rede social, a vontade de ver uma notícia ou alguém que manda um WhatsApp. Procure, nos finais de semana com a família, dar folga para o celular. Desligue as notificações e escolha um horário do dia para dar uma checada.

Para a criança, momentos simples e divertidos são o que bastam, desde que os pais participem. Pode ser montar um quebra-cabeça num dia chuvoso, um piquenique no parque em um dia de sol, um passeio em um museu ou até mesmo montar uma cabana com os lençóis na sala. Quem não tem essas lembranças da infância e dos finais de semana com a família?

educacao infantil 3

O que importa mesmo é aproveitar bem seus finais de semana com a família para criar momentos que ficarão gravados para sempre na memórias dos pequenos. E não esqueça, essa fase dura pouco, daqui uns dias eles crescem. Aproveite enquanto eles ainda querem brincar com você.

Para mais informações entre em contato com a Escola 123.

finais de semana com a família | escola 123

Posts recentes

Deixe um comentário