Estimular os cinco sentidos na Educação Infantil

 Em Dicas aos pais

É super importante estimular os cinco sentidos na Educação Infantil, mas você sabe por quê?

Toda criança nasce curiosa, não é mesmo? Afinal, ela não conhece absolutamente nada deste mundo, nem sequer o próprio corpo. O processo da consciência corporal acontece aos pouco e se dá através dos cinco sentidos. É só a partir dos seis meses que a criança vai começar a identificar sua própria imagem no espelho. Só então vai descobrir que ela existe em um corpo com bracinhos, perninhas, olhinhos etc.

É por isso que a estimulação dos cinco sentidos é uma das prioridades da educação infantil. As crianças não apenas podem, como devem realizar atividades que permitam a elas explorar o tato, visão, paladar, audição e olfato.

Mas que atividades são essas?

Na Escola 123, nós sabemos direitinho quais as atividades de estímulo dos sentidos são mais indicados para cada idade.

Para os mais pequenininhos, a visão e a audição são trabalhadas conversando com o bebê, falando e olhando diretamente para seus olhos para ele comece aprender a interagir com outras pessoas. Nesta fase, os chocalhos coloridos são famosos e não por acaso. Ao mesmo tempo que eles despertam a visão e a audição, também fazem o bebê entender a relação de causa e efeito: quando alguém movimenta o chocalho (causa), o brinquedo emite um som (efeito).

5-sentidos

Para os que maiores, que já começam a falar (e que segundo eles próprios, já não são mais bebês), existem diversas atividades que podem ser realizadas e que envolvem brincar com tinta (visão e tato), ouvir músicas e brincar com instrumentos musicais (audição), experimentar alimentos variados durante as refeições (paladar), mexer com terra e plantas (tato e olfato). Esses são apenas alguns exemplos para ilustrar que tipo de atividades a Escola 123 realiza com os alunos.

cinco-sentidos

Despertando a inteligência prática

É durante a infância que os pequeninos vão colar, comparar, misturar e transformar os elementos. Um despertar da inteligência prática, aquela que todos nós adquirimos somente através da experiência sensorial, motora e intuitiva.

São experiências como essas que irão produzir nas crianças efeitos estéticos, plásticos e sinestésicos, ao mesmo tempo que oferecem vivências, sociais, criativas, motoras e afetivas.

Na Escola 123, sabemos como estimular os cinco sentidos na Educação Infantil. Nós pensamos no desenvolvimento, na formação e educação do seu filho de maneira ampla e integrada. Aqui os pequenos têm liberdade para descobrir, explorar e expressar todos os seus sentimentos e emoções. Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e saber mais sobre nosso método de ensino.

Estimular os cinco sentidos na Educação Infantil - Escola 123

Posts recentes

Deixe um comentário

http://www.escola123.com.br/wp-content/uploads/educacao-infantil-2.jpg