Dicas para a adaptação da criança em uma nova escola

 Em Dicas aos pais

Seu filho precisa mudar de escola. E agora? Começa aquela correria para fazer visitas, conversar com professores, comprar uniforme e se integrar às rotinas burocráticas da instituição (horários, pagamentos etc). É um período difícil, mas a Escola 123 vai te dar 3 dicas para a adaptação da criança em uma nova escola, para tentar fazer essa transição de uma forma mais calma e tranquila.

Se para os pais já é difícil, pode acreditar, vai ser muito mais desafiador para os filhos. Eles, de uma hora para outra, vão começar a passar horas por dia em um lugar que não conhecem, com professores que eles nunca viram e sem nenhum amigo conhecido por perto.

Não se desespere. Não é o fim do mundo. Aqui vão as nossas dicas:

1. Sua presença é fundamental para a adaptação

Os pais precisam estar muito presentes nessa fase. Antes de começar, leve seu filho para conhecer a escola, mostre os lugares e, com cuidado e tranquilidade, diga essa vai ser a nova escola dele. Na primeira semana, pode ser interessante deixar ele períodos menores e ir aumentando a permanência gradativamente.

2. É importante se despedir

A hora da despedida é a parte mais difícil, e a mais importante também. Alguns pais tentam sair em um momento de distração do filho. É mais fácil para eles, mas não para a criança. Assim que ela percebe que os pais foram embora, além do choro, virá uma sensação de abandono. Por isso, é importante que a criança entenda que você está indo embora, mas que em breve vai voltar.

educacao infantil 12

3. Demonstrar confiança

Criança é mais perceptiva do que se costuma imaginar. Se ela perceber que você não está confiante em deixá-la na escola, ela vai pensar “se nem meus pais querem que eu fique, então eu também não quero ficar”. Dessa maneira, transmita segurança, diga que vai ficar tudo bem, que é um lugar legal e que ela pode ficar tranquila. Se a criança ver você confiante, ela ficará mais tranquila.

A Escola 123 está muito preparada para o período de adaptação das crianças. E com essas dicas para a adaptação da criança em uma nova escola, esperamos ao máximo que essa transição seja feita de uma forma natural. Damos uma atenção especial e cuidamos de integrá-las com os colegas, com os professores e com o ambiente.

Dicas para a adaptação da criança em uma nova escola - Escola 123

Posts recentes

Deixe um comentário